sábado, 30 de março de 2013

Saiba seu peso certo


Aprenda qual seu peso ideal através do IMC



Através do Índice de Massa corporal (IMC)  uma das formas para se obter um indicativo de que você está acima do peso ideal ou abaixo do peso ideal  de forma simples e rápida.


Desenvolvido pela Organização Mundial de saúde (OMS), o cálculo do peso ideal é feito utilizando a fórmula IMC = peso / (altura x altura).

Lembrando que calcular o IMC não resolve todos os problemas, esse cálculo é apenas um indicador e não determina exatamente se você está abaixo ou acima do peso, outros fatores como sexo, idade, condicionamento físico, etc, devem ser levados em conta.




Vejamos Portanto um exemplo:

IMC: 66 kg / (1,63 x 1,63) 

o IMC dessa pessoa será de: 25.21

Com o resultado do cálculo de IMC, consulte abaixo a tabela da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade para saber como está seu índice:

Tabela IMC:

Cálculo IMCSituação
Abaixo de 18,5Você está abaixo de seu peso.
Entre 18,5 e 24,9Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9Obesidade grau II
40,0 e acimaObesidade grau III

Ou seja, como podemos ver, essa pessoa está entre 25,9 e 29,9, ela está acima do peso, o ideal seria estar na escala de 18,5 e 24,9.

Outro ponto para calcular seu peso ideal é a circunferência da sua cintura, se ela medir 90 centímetros ou mais, você provavelmente está com excesso de tecido adiposo e isso pode apresentar um risco para sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário