quarta-feira, 10 de abril de 2013

A influência dos alimentos no nosso Humor

DIETA DAS EMOÇÕES

Precisamos saber o que colocamos no nosso prato em nosso dia-a-dia, porque isso pode influenciar no comportamento e no humor.


Alguns alimentos interferem com maior ou menor intensidade no metabolismo cerebral, alterando sua função, podendo deixar você mais agitado, mais calmo, mais feliz, mais infeliz.

COMIDAS QUE DÃO CONFORTO

Geralmente quando as coisas não vão bem, as pessoas procuram alimentos que as fazem sentir-se melhor. Exemplos:
  • Quanto estão INFELIZES, 39% buscam SORVETE E BISCOITO.
  • Quanto estão FELIZES, 32% buscam PIZZA E CARNE.
  • Quanto estão ENTENDIADAS, 36% buscam BATATAS FRITAS.

Algumas dicas do que comer em algumas situações


ESTÁ MUITO ESTRESSADO E PRECISA RELAXAR: Frutas, pães, vegetais com amido, exemplo do milho e da batata, são alimentos que aumentam a produção de serotonina , o que ajuda a acalmar, além claro do chocolate, principalmente o amargo que reduz a produção do hormônio do estresse.

TEM UMA REUNIÃO IMPORTANTE À TARDE: Opte por alimentos que sejam ricos em proteínas que sejam fácies na digestão, como duas colheres (sopa) de queijo cottage, iogurte de soja, bebidas que dão energia, café e guaraná possuem cafeína que ajudam a manter o sistema nervoso em alerta.

PRECISA TOMAR UMA DECISÃO DIFÍCIL: Nesse caso deve-se ficar em alerta, e optar por alimentos que estimulem o cérebro, castanha-do-brasil, carnes, semente de girassol e gergelim são ricas em zinco o que ajudam nesse caso, alimentos que sejam ricos em gorduras devem ser evitados.

TEM UMA PROVA IMPORTANTE: Consuma carboidratos, pois aumenta a quantidade de triptofano no cérebro, essa substância se transforma em serotonina o que faz acalmar, por isso coma um bom prato de macarrão antes, pão com manteiga, uvas-passas também garantem energia.

APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO: Primeiro precisa combater a timidez e nada melhor para isso que o açúcar, que produz uma sensação de bem-estar, comam doces nesses períodos, como um quindim, um brigadeiro, mas não exagere para que não ocorra dores de barriga, para a timidez também tomem uma xícara de chá de casca de maçã com canela o que garante também cordas vocais mais lubrificadas. 

ESTÁ FRACO, SEM ENERGIA: O açaí é ótimo porque fornece energia ao corpo, porque contem teor de gordura insaturada, além de possuir carboidrato e açúcar. A banana porque contem glicose, frutose e amido, as frutas tem grande quantidade de ferro, o que faz estimular a produção de hemoglobina, ajudando nos casos de anemia.

ESTÁ MUITO MAL-HUMORADO: O mal-humor é sinal de pouco ômega-3, e o alimento principal dessa gordura é o salmão, mas também podem ser outros peixes como atum, sardinha, isso faz aumentar a serotonina, dopamina e noradrenalina que são responsáveis pela sensação de bem-estar, o que ajudam o humor, damasco e gérmen de trigo também são ótimos para acalmar e melhorar o humor.

ESTÁ TRISTE E NÃO SABE O POR QUÊ: Isso pode ser falta de vitamina D no organismo, que tem um papel importante no organismo que é trabalhar a produção de serotonina, essa vitamina se consegue tomando sol e também está presente em peixes como a sardinha e atum.


Fica ai a dica pessoal.
Abraços.






(Grupo de discussão: Deixe seus comentários, compartilhem comigo seus pensamentos, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)




3 comentários:

  1. Oi Natalia, emagrecer é vitória mesmo. Fiz dieta a minha vida inteira, para manter meu manequim 36/38. Depois que casei e principalmente que tive filho, engordei 10 kl, que não consigo perder nem por reza forte, mas tô na luta, um dia chego lá.
    Adorei o blog e já estou seguindo!!!
    Há! Dessa lista do post o que mais me acalma é o chocolate.

    Se quiser me fazer uma visita o meus blogs são:
    http://ideiascriativascasa.blogspot.com.br
    http://badaboompersonalizados.blogspot.com.br

    Um grd bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Drica, não é fácil mesmo emagrecer, eu que o diga, rs. Tentei de tudo por diversas vezes, até achar a coisa certa e conseguir continuar mantendo o peso, também tenho filho e sei como nós engordamos mesmo e depois para voltar não é fácil. Mas você irá conseguir tenho certeza.
    Obrigada por estar seguindo e blog, seja bem vinda.
    Estou indo visitar seu blog e te seguir com certeza.

    Beijoss e até.

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria sobre alimentos e o humor.
    Tem muita gente precisando mudar a alimentação.

    ResponderExcluir