sexta-feira, 26 de abril de 2013

Escoliose

A SUA EVOLUÇÃO ESTÁ RELACIONADA COM O CRESCIMENTO DA PESSOA, QUANTO MAIS CEDO ELA APARECE, MAIS TEMPO TEM PARA PIORAR


A escoliose faz com que a coluna vertebral fique deformada ao ponto de se assemelhar às letras C ou S, o problema pode ser resultado de um defeito de nascimento ou desenvolver-se com o passar dos anos, principalmente na adolescência. 
A escoliose deve ser diagnosticada o quanto antes.

1. O QUE É?
A escoliose é um desvio anormal da coluna vertebral para a direita ou para a esquerda, devido a isso o ombro direito normalmente fica mais alto que o esquerdo, a deformidade mais comum é a escoliose idiopática ou primária, cuja origem é desconhecida ainda. Porém sabe-se que o problema afeta mais as meninas e que podem surgir logo na infância, outro tipo de escoliose são a congênita, ou seja, a consequência de uma má formação na coluna, e a paralítica que surge a partir de doenças como paralisia cerebral e mielomeningocele, além de distrofias musculares.

2. SINTOMAS
Dores com intensidade que variam de leve a intensa, além de danos a órgãos internos podem surgir em alguns casos, o principal sintoma está na aparência do indivíduo, quando é visto de frente ele parece torto devido à diferença de altura dos ombros, também tem a possibilidade de a cintura tornar-se desalinhada, bem como as costas e o tórax ficarem arqueados.

3. DIAGNÓSTICO
O problema é detectado em um exame físico de rotina. Dados como a idade em que o problema surgiu, a presença de dor e sinais neurológicos ajudam o médico a identificar o tipo da escoliose. Já os exames de ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada verificam a possibilidade de acometimento neurológico, enquanto que o raio-x fornece a medida da deformidade e o prognóstico da evolução dela.

4. PREVENÇÃO
Sobre a prevenção a comunidade médica entra em debates, alguns especialistas dizem que o distúrbio não pode ser evitado, outros defendem a prática moderada de natação e exercícios de alongamento como forma de prevenção, além de recomendar que os indivíduos em crescimento não carreguem mochilas pesadas.

5. TRATAMENTO
Varia conforme o tipo da escoliose, o grau dela e a idade do paciente. Aos portadores de escoliose primária com deformidade abaixo de 20 graus, recomenda-se exercícios, a prática de natação e o acompanhamento com um especialista. Jovens em crescimento com curvas entre 20 a 45 graus devem utilizar coletes que mantêm a coluna vertebral correta. Acima dos 45 graus, estes aparelhos não controlam mais as curvas, nesses casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. As escolioses congênitas e paralíticas têm maiores variações e obedecem parâmetros diferentes para o uso de colete e cirurgia.

3 comentários:

  1. Natália ,
    Esse é um problema que quase todo mundo tem .
    Inclusive eu .
    Gostei das informações , confesso que muita coisa não sabia.

    E obrigado mais uma vez pelo recadinho no meu blog . Adorei

    bjs
    Francisco

    ResponderExcluir
  2. otimas dicas adorei o blog já estou seguindo bjoo


    http://wwwjuniamariseblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muuito esclarecedor seus artigos.
    Abraço.

    ResponderExcluir