segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os Mitos da Malhação

A ÚNICA CERTEZA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS É QUE ELES FAZEM BEM À SAÚDE, TIRANDO ISSO MUITAS CRENÇAS VÊM SENDO DESMITIFICADAS

Ninguém sabe de onde os mistos surgem, de repente alguém ouve algo que soa como verdadeiro e começa a espalhar a história, outras vezes a ciência aponta para algo que logo depois se mostra irreal.
Abaixo vou citar alguns mitos que a ciência revelou sobre alguns exercícios.

Musculação engorda
  • Por que é mito? A musculação não tem influência sobre os mecanismos de armazenamento de gordura corporal, portanto não engorda. O que acontece é o aumento da massa muscular e com isso o aumento do peso corporal, mas é bem diferente de engordar, ou seja, acumular gordura.
  • O que você deve fazer? É importante traçar um plano para atingir seu objetivo, não é indicado por exemplo, fazer exercícios com muito peso para os bíceps se não quer que eles aumentem de tamanho.
Só levantar peso ajuda a ficar em forma
  • Por que é mito? Levantar peso é uma das possibilidades de se ficar em forma, mas não é a única, para que essa capacidade melhore é importante o fortalecimento de braços e pernas, o que pode ser obtido por meio de natação, aulas de Spinning, ou mesmo subindo as escadas.
  • O que você deve fazer? Apesar dos benefícios do levantamento de peso, não é necessário fazer enormes esforços no treino para ter bons resultados, quem não se sente bem levantando pesos pode substituir a atividade por outras, como bicicleta e ginástica localizada.
Só atividades aeróbicas emagrecem
  • Por que é mito? Estudos recentes indicam que os exercícios que combinam atividade localizada (musculação por exemplo) e uma atividade aeróbica são os ideais para perder peso, porque os efeitos se complementam, enquanto o exercício aeróbico leva à queima imediata de gordura, a musculação leva ao aumento da massa muscular magra.
  • O que você deve fazer? Busque uma atividade aeróbica que dê prazer, ciclismo, natação, corrida e associe-a a exercícios que propiciam o aumento da massa muscular.
Abdominais ajudam a perder a barriga
  • Por que é mito? Depende, se for uma barriguinha saliente provocada pela flacidez apenas, os abdominais são eficientes, agora se a barriga for formada por gordura, aí não adianta muito. Para fazer abdominais o organismo consome carboidratos e não gordura, mas é fato que o exercício fortalece a região do abdômen.
  • O que você deve fazer? Para perder barriga o que realmente funciona é fazer caminhada ou corrida, aliados aos abdominais.
Alongar previne lesões
  • Por que é mito? Ao contrário, há pesquisas mostrando que o alongamento prolongado, acima de um minuto, diminui a força e a potência do exercício. A redução é pequena, entre 4% e 8%, e geralmente não chega a ocorrer porque o tempo médio de alongamento de um músculo é de 30 segundos.
  • O que você deve fazer? O alongamento pode não ser decisivo para evitar lesões, mas o aquecimento sim, mas também não precisa parar com o alongamento, a prática pode proporcionar outros benefícios como relaxamento.
Correr com pedaços de plásticos enrolados no corpo ajuda a queimar calorias
  • Por que é mito? Correr e malhar com plástico somente irá aumentar a temperatura corporal, prejudicar a evaporação do suor e, com isso, diminuir a energia para a continuidade do exercício, o peso perdido advém da água e dos sair minerais e não da gordura, esse quadro pode causar desidratação , causando mal-estar e atrapalhando o treino.
  • O que você deve fazer? Se o objetivo é transpirar muito, opte por uma sauna, a atividade física deve ser praticada com roupas leves, que permitam a evaporação do suor e sejam mais confortáveis.
É preciso tomar muita água durante o treino
  • Por que é mito? O mais importante é hidratar-se antes da atividade física, um dos motivos é que o líquido leva até 60 minutos para viajar do intestino aos músculos, água demais durante os exercícios atrapalha o desempenho, o excesso de líquido provoca uma queda na quantidade de sódio no organismo, o que gera sintomas de cefaleia, cansaço e tontura.
  • O que você deve fazer? Para um treino muito intenso, recomenda-se beber meio litro de água uma hora e meia antes, se beber imediatamente antes, além da demora na absorção, a pessoa pode sentir vontade de fazer xixi enquanto estiver praticando o exercício, durante o treino basta um copo a cada 20 minutos.
O exercício só funciona se houver dor no dia seguinte
  • Por que é mito? A dor muscular de início tardio que se manifesta entre 8 e 24 horas depois do exercício, não tem relação alguma com a eficiência do treinamento, ela é uma resposta do organismo à sobrecarga dos movimentos, que causa uma inflamação leve nos músculos.
  • O que você deve fazer? A dor tardia costuma desestimular os iniciantes em um programa de exercício físico, por isso a pessoa deve começar com um programa leve, sem exageros.

2 comentários:

  1. Tenho que admitir que quase tudo dessa lista eu pensava que era certo, principalmente o alongamento.
    Você poderia fazer um post sobre a diferença entre alongar e aquecer pq eu pensava que era tudo a mesma coisa.

    prioridadesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ludimara, eu também pensava como você, que tudo isso era verdade, mas quando resolvi emagrecer mesmo e nada adiantava porque na verdade eu fazia muitas coisas erradas, eu comecei a procurar algo que realmente fosse real foi quando comprei o livro EMAGRECER DE VEZ, confesso que no começo fiquei meio assim, mas como já tinha gastado além da conta com porcariada, porque não comprar um livro falando sobre como emagrecer, foi quando fiz a melhor coisa na minha vida, esse livro me ensinou tudo que sei sobre emagrecer, exercícios e muito mais, por isso dei essas dicas, assim como já dei outras, mas farei a postagem que você sugeriu sobre a diferença entre os dois.

    Um ótimo dia pra você.
    Beijos

    ResponderExcluir