quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sensibilidade Alimentar

OS SINAIS DE QUE VOCÊ TEM SENSIBILIDADE ALIMENTAR

A proteína encontrada em pães, massas e bolachas está por trás de dois males traiçoeiros: a doença celíaca e a sensibilidade ao nutriente. Se não tratados, eles promovem muitos problemas à saúde.

Trigo, cevada, aveia, centeio e malte, é nesse quinteto de cereais, e em todos alimentos derivados deles, que mora o glúten. Essa proteína que tem a saborosa função de dar elasticidade e volume às massas, é figurinha certa em pães e bolos, macarronadas e biscoitos, pastéis e pizzas e até na cerveja e uísque. Popular na nossa dieta, ela, no entanto nem sempre é bem recebida pelo corpo: em algumas pessoas pode disparar dois problemas: a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten. 

A primeira é uma doença autoimune e ocorre em indivíduos em predisposição genética.
Acontece assim: Por alguma razão ainda desconhecida o corpo repentinamente começa a enxergar o glúten como um invasor e passa a produzir anticorpos para nocauteá-lo, ou seja, uma guerra no intestino e em consequência sofre lesões, deixando de cumprir sua tarefa de absorver os nutrientes dos alimentos e com isso a saúde é afetada.

Já a sensibilidade ao glúten ainda é um mistério para a ciência. Enquanto a celíaca é uma doença autoimune, essa outra parece ser uma reação do organismo quando ele está sob estresse, ou seja, é como se o corpo se irritasse com a presença do glúten, porém, sem armar soldados para a atacar a proteína.

OS 10 SINAIS DA SENSIBILIDADE ALIMENTAR

1- INTESTINO REBELDE
Pode ser uma diarreia que vai e vem por muito tempo. Ou uma constipação que persiste meses ou anos. Nesse caso quando não há motivos para esses problemas e os tratamentos não funcionam, convém investigar a doença celíaca.

2- INCHAÇO NA BARRIGA
No momento em que o corpo decide atacar o glúten liberado pelos alimentos, o intestino também pode responder com uma inflamação. O resultado é o inchaço abdominal, a famosa barriga estufada, que pode vir ou não acompanhado de dores.

3- ANEMIA PERSISTENTE
Quando nenhum tratamento surte efeito e o ferro chega à circulação sanguínea em doses insuficientes, vale a pena checar se a proteína do trigo é a responsável.

4- PROBLEMAS NOS OSSOS
Dores nas costas e no pescoço, fraturas repetitivas ou até mesmo uma osteoporose podem estar relacionadas ao glúten.

5- ABORTOS ESPONTÂNEOS
Foram constatados que mulheres celíacas que ainda não cortaram o glúten da dieta têm quatro vezes mais chances de sofrerem abortos espontâneos, um dos motivos é a dificuldade do corpo em absorver nutrientes essenciais para o desenvolvimento do feto.

6- QUEDA DE CABELO
Se os fios caem aos montes, deixando buracos arredondados na cabeleira e não há uma explicação para isso, é bem capaz de ser uma resposta autoimune do corpo. Diante da presença do glúten o organismo reage atacando os folículos capilares, daí a queda do cabelo.

7- ENXAQUECA TEIMOSA
Há também uma relação entre a dor de cabeça crônica e a proteína do trigo. Depois de investigar 700 pessoas, foi constatado que 56% sofriam de sensibilidade ao glúten e 30% sofria de doença celíaca, a hipótese é que de os anticorpos criados para neutralizar o glúten acabam atacando as células cerebrais, gerando dor de cabeça.

8- DOR MUSCULAR
A miopatia, dor causada por uma inflamação no tecido muscular, pode também ser uma resposta do corpo à presença do glúten, quando não há outra causa que justifique o incômodo. Além de dor, os sintomas relacionados ao músculo incluem espasmos, dificuldade para movimentar os olhos ou para engolir.

9- DIFICULDADE DE EQUILÍBRIO
Chamada de ataxia por glúten, é um dos problemas neurológicos mais frequentemente ligados à doença celíaca. Ocorre quando o cérebro experimenta dificuldades em coordenar o trabalho dos músculos. Em consequência, a pessoa apresenta uma alteração no equilíbrio do corpo e, com o tempo passa a andar de forma cambaleante e insegura.

10- ALTERAÇÃO DO HUMOR
Depressão e ansiedade também podem estar relacionadas à rejeição do glúten pelo organismo. Isso ocorre porque, quando tem início a reação ao nutriente, o intestino deixa de absorver certas substâncias responsáveis pelo equilíbrio das emoções.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO

Por meio de um teste sanguíneo. Se o resultado for positivo, o rastreamento prossegue com a realização de uma biópsia do intestino Se ela for igualmente positiva, é que o glúten será cortado da alimentação. " É importante não retirar a proteína da dieta antes desses exames, pois o resultado pode ser uma falso negativo ".

Quem quiser saber mais sobre saúde, dieta, emagrecer, acesse AQUI



4 comentários:

  1. OLá Natália.
    Gostei muito de ler o post. Acho o seu blog muito interessante parabéns.
    Já estou a seguir.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Nao conhecia essas doenças. É incrível os riscos para a nossa saúde que alguns alimentos em excesso nos trazem.

    http://prioridadesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ludimara, existem muitas coisas que ainda não sabemos e que são essenciais termos conhecimentos.

      Beijos e ótimo fim de semana.

      Excluir
  3. Obrigada Lena pelo carinho e seja bem vinda ao blog.

    Beijos e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir