terça-feira, 30 de julho de 2013

Choque Elétrico

COMUM NO PERÍODO DE FÉRIAS, ESSES ACIDENTES ACOMETEM PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS, PORTANTO, EM ÉPOCA DE PIPA NO ALTO, O CUIDADO DEVE SER REDOBRADO


Emagrecer é Vitória

Causado por uma corrente elétrica que percorre o organismo humano, os choques podem ser leves, resultando apenas em um susto na vítima, ou apresentar consequências graves, ocasionando desde paradas cardiorrespiratórias a queimaduras de 3 grau.

Os sintomas pós-acidente dependerão de diversos fatores, como a voltagem e o trajeto da corrente elétrica pelo corpo, a resistência da pessoa ao choque, as condições ambientais e o tempo de exposição à carga.

TOMEI UM CHOQUE... E AGORA?
A reação ao imprevisto pode se manifestar ou evoluir das seguintes formas:

1. Susto
2. Sensação de formigamento e contrações musculares.
3. Perda de consciência.
4. Dificuldade de respirar.
5. Parada cardiorrespiratória.
6. Queimaduras.


COMO AJUDAR O ACIDENTADO?

Correntes de baixa voltagem:
Normalmente são ocasionadas por acidentes domésticos (colocar o dedo em uma tomada, por exemplo) e em estabelecimentos menores, porém não deixam de ser menos graves. Nesse caso é importante:
  • Interromper a passagem da corrente, desligando interruptores e a chave elétrica.
  • Afastar a vítima do local ou do cabo de voltagem. Para isso, utilize algo isolante (luva ou tapete de borracha e cabo de vassoura) para que não se forme outra corrente de eletricidade.
  • Em caso de parada cardiorrespiratória, proceda como no caso de corrente de alta voltagem.
Correntes de alta voltagem:
Fios de alta tensão (perigosos no caso de quem solta pipa próximo dessas áreas), ou equipamentos que possuem alta voltagem são os responsáveis por esse tipo de choque. Em muitos casos a vítima pode ficar presa à corrente elétrica ou ser projetada a uma grande distância do local, além de correr o risco de ficar com grandes áreas de queimaduras. Em situações ainda mais graves, o desastre pode levar à morte. Veja como proceder com o socorro:
  • Certifique-se de que a energia foi interrompida e se não há condutores elétricos por perto, como poças d'água, metais e fios soltos.
  • Aproxime-se da vítima e, como no caso de choque com corrente de baixa voltagem, só a toque com objetos isolantes.
  • Verifique seu pulso, para conferir os batimentos cardíacos, e veja se a vítima está respirando.
  • Proteja as queimaduras com pano ou gaze bem limpos. Nunca use algodão.
  • Procure socorro médico.


Abraços à todos.


(Grupo de discussão. Deixem seus comentários, idéias e experiencias, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Um comentário:

  1. Olá Natália Silva,
    Aqui em casa eu comprei umas proteções para ser colocadas nas tomadas, mas mesmo assim existe muitas coisas atrativas para uma criança curiosa dentro de casa e devemos sempre estar atentos a tudo para que as férias não possam ser em algum hospital.

    ResponderExcluir