domingo, 28 de julho de 2013

O corpo Sofre Se Você Andar Errado.

VEJA QUAIS SÃO AS REGIÕES MAIS AFETADAS POR UM CAMINHAR ERRADO E COMO TORNAR O ANDAR MAIS EFICIENTE


Emagrecer é Vitória



A COLUNA
Como é afetada: É ela que responde pela postura ao caminhar e também por parte do equilíbrio. Caminhar com os pés tortos, ou tentando compensar uma deficiência do joelho fará com que a coluna sofra uma sobrecarga que resulta em dor.
O que fazer para melhorar o andar: Tomar cuidado com a postura, a cabeça deve estar centrada nos ombros e olhar focado no horizonte, em linha reta. Os ombros devem ficar relaxados, nem para a frente nem para os lados. Manter o abdome contraído evita a sobrecarga.

OS QUADRIS
Como são afetados: São responsáveis por parte do equilíbrio ao caminhar. Geralmente não são afetados pela caminhada do dia a dia, mas pelo exercício físico, principalmente se houver problema nos pés e joelhos.
O que fazer para melhorar o andar: Os quadris devem acompanhar o movimento das pernas para a frente e para trás. Nunca movimente os quadris para os lados. Os ossos ilíacos devem apontar para a frente.

OS JOELHOS
Como são afetados: Se os joelhos forem varos (voltados para fora, formando um arco) ou valgos (voltados para dentro, podendo até se tocar), aumenta ainda mais o equilíbrio ao caminhar.
O que fazer para melhorar o andar: No caso de joelho varo ou valgo, é preciso procurar tratamento médico. De modo geral, evite terrenos muito íngremes e, ao subir ou descer escadas, use todo o pé. Sempre evitar caminhar usando apenas as pontas dos dedos.

AS PERNAS
Como são afetadas: São seus músculos que dão impulso para a caminhada. Portanto, são mais exigidas sempre que o esforço for excessivo como em um terreno irregular.
O que fazer para melhorar o andar: Evitar usar sapatos de salto alto com frequência. Também é importante alongar a musculatura sempre ao final do dia.

AS MÃOS
Como são afetadas: Principalmente por problemas de circulação. Durante o exercício, a frequência cardíaca aumenta e os vasos se dilatam, a ação da gravidade dificulta o retorno do sangue, causando inchaço e desconforto.
O que fazer para melhorar o andar: Enquanto caminha, faça alguns movimentos com os dedos, como se estivesse tocando um piano, gire os pulsos e levante os braços algumas vezes durante o percurso.

OS PÉS
Como são afetados: São eles que coordenam a pisada e sofrem os efeitos mais imediatos. Uma dor mínimo no pé pode fazer com que a pessoa adote uma postura incorreta, provocando desequilíbrio em todo o corpo. Dor na sola e no calcanhar são as queixas mais comuns. É importante observar o desgaste do solado do calçado, se acontecer por igual, mais na lateral interna ou externa.
O que fazer para melhorar o andar: Escolher um sapato adequado ao seu tipo de pé. Quanto à forma correta de caminhar, colocar primeiro o calcanhar no chão e depois o restante do pé, distribuindo o peso igualmente.


Abraços à todos.


(Grupo de discussão: Deixem seus comentários, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário