sábado, 3 de agosto de 2013

AVC

4 HORAS E 30 MINUTOS É O TEMPO LIMITE PARA PROCURAR AJUDA MÉDICA CAPAZ DE SALVAR A VIDA DA PESSOA


Emagrecer é Vitória


No AVC isquêmico, um trombo (coágulo) entope a artéria, impedindo que o sangue e seus nutrientes cheguem ao cérebro.
Já no AVC hemorrágico, mais raro, a interrupção do fluxo sanguíneo se dá por uma ruptura no canal.

1- O QUE É?
Acidente Vascular Cerebral. É popularmente conhecido como derrame e outras 24 denominações Brasil afora. AVC é um termo que se refere à interrupção de suprimento sanguíneo para o cérebro. Existem dois tipos: o isquêmico, responsável por 80% das ocorrências, que acontece pelo entupimento da artéria que leva o sangue para o cérebro; e o hemorrágico, que se dá pelo rompimento do canal. A falta de sangue mata as células cerebrais, vitimando ou deixando sequelas.

2- CORRIDA PELO CÉREBRO.
O tempo para salvar uma pessoa que sofre um AVC é de 4 horas e 30 minutos. Por isso, quanto antes acontecer o tratamento especializado, menor será a gravidade das sequelas. A falta de atendimento pode resultar em óbito. Há variados sintomas iniciais: fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dificuldade para falar e entender, perda súbita da visão, dificuldade de coordenação motora, entre outros. Já na fase aguda, os sinais são mais intensos: déficit motor (paralisação de um lado do corpo), dor de cabeça intensa, tontura e perda da visão. Por isso, a qualquer sintoma, chame o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192.

3- AQUI NO BRASIL.
O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade física social e cognitiva no País. A doença mata, em média, 100 mil brasileiros por ano. A cada cinco minutos um óbito por AVC é registrado no Brasil. Esses números são reflexos dos maus hábitos alimentares, da falta de informação da população em geral - que desconhece os sintomas - e da precária rede de atendimento (mesmo uma parte dos hospitais privados não está devidamente equipada para cuidar de um caso de AVC).

4- TRATAMENTOS.
O AVC é uma emergência médica e deve ser administrada por profissionais em uma unidade especializada. O tratamento com medicamentos trombolíticos é capaz de desobstruir a artéria entupida e restaurar o fluxo sanguíneo para a região cerebral afetada, levando oxigênio e nutrientes essenciais para seu funcionamento. Já estão sendo testadas outras terapias aqui no Brasil. Entre elas está a utilização de células-tronco, que são capazes de substituir as células que morreram durante o acidente.

5- FATORES DE RISCO.
Entre as principais causas estão a hipertensão arterial, o diabetes melito, o colesterol elevado e o tabagismo. Por isso, algumas regras são essenciais para evitar riscos: mudar hábitos, conhecer seu histórico médico e não negar a possibilidade de ocorrência.
Outros fatores que podem desencadear um AVC são:
  • Sedentarismo.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas, como junk food.
  • Obesidade.
Fiquem atentos aos sintomas e procure ajuda.


Abraços à todos.


(Grupo de discussão: Deixem seus comentários, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário